sábado, 29 de agosto de 2009

Fósseis - O passado de Volta ?


- Fósseis :

Fósseis são partes de organismos que existiram no passado, como pedaços de troncos de árvore, conchas de molusco, ossos, dentes, cascas de ovo e carapaças. Mais raramente, o organismo inteiro pode ser fossilizado, como é o caso do filhote de mamute encontrado na Sibéria, em 1977, que viveu há 10 000 anos; ou ainda de insetos presos em âmbar, uma resina de plantas fósseis que se solidificou há milhões de anos. São também considerados fósseis os vestígios de animais, como as impressões de pele e as pegadas.


- Os fósseis são uma evidência da evolução ?

Por que os fósseis são considerados uma evidência do processo evolutivo? Quando se estudam as diversas camadas de rochas da crosta terrestre, os fósseis encontrados são bem diferentes. Repara-se, por exemplo, que, quanto mais recente a rocha, maior a complexidade e a diversidade dos fósseis. Nas rochas muito antigas, não são encontrados fósseis de organismos atuais, o que sugere que eles apareceram mais tarde; e muitos fósseis encontrados nessas rochas antigas pertencem a espécies que hoje não existem mais, e se extinguiram. Se as idéias fixistas fossem válidas, deveríamos encontrar os mesmos fósseis em qualquer camada de rocha, não importando sua idade, incluindo os fósseis das espécies atuais. O que chama a atenção, contudo, é justamente a mudança gradual dos fósseis, de uma camada para outra, sugerindo modificação nas formas de vida ao longo do tempo.

- A idade dos fósseis .

Um modo de saber a idade dos fósseis é observar sua localização nas rochas: de maneira geral, fósseis de camadas mais profundas são mais antigos do que os de camadas mais externas. Há também outro indicador: alguns tipos de fósseis – denominados fósseis-guias ou fósseis-índices – sempre aparecem juntos, e são característicos de certo tipo de rocha, que se depositou numa determinada época da história da vida. Por isso, quando se encontra um desses fósseis pode-se ter uma noção da idade relativa da rocha. Na realidade, esses dados permitem dizer, no máximo, se um fóssil é mais recente que o outro, sem dar nenhuma informação sobre a idade absoluta de cada um deles.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A embriologia Comparada

De forma semelhante à anatomia, a embriologia comparada constitui uma importante evidência da evolução. Quando se estudam os embriões dos vertebrados, por exemplo, parece emergir uma regra geral: quanto mais precoce a fase embrionária estudada, mais parecidos são os embriões de grupos diferentes.

Os embriões tem, em determinado período de seu desenvolvimento, certas estruturas que não estão presentes no adulto. Em todos os embriões de cordados, por exemplo, sejam eles aquáticos ou terrestres, há fendas ou sulcos na faringe.Nos peixes e nos anfíbios jovens, essas fendas originam brânquias funcionais, que não existem nos cordados terrestres. Vamos ver o exemplo, através de um quadro comparativo:



Lei da recapitulação

Formulada em 1868 pelo naturalista Ernst Haeckl, a lei da recapitulação se resumia na frase: “ a antogenia recapitula a filogenia”; em outras palavras, as fases do desenvolvimento embrionário – a ontogenia – repetem a sequência de mudanças evolutivas da espécie – a filogenia. Dessa forma, um embrião humano recapitularia as fases de um peixe, de anfíbio, de réptil etc., até chegar a sua forma definitiva.